O que é a CAMARJ

A Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (CAMARJ) é uma instituição que tem por finalidade assegurar aos defensores públicos e seus familiares acesso à assistência médica, hospitalar, medicamentos de alto custo, órteses, próteses e materiais especiais.

A grande diferença entre a CAMARJ e as demais empresas do setor é sua filosofia administrativa, que prioriza o atendimento personalizado com o máximo de qualidade.

Buscando um atendimento cada vez melhor, a CAMARJ procura manter sempre seus associados bem informados, por meio de três canais principais de comunicação: página na internet (www.camarj.com.br), circulares impressas e comunicados eletrônicos.

Como ingressar?
 
Defensor Público: ficha de Inscrição da CAMARJ, cópia do Termo de Posse ou sua publicação no Diário Oficial, da Identidade e CPF, do comprovante de residência e da Certidão de Nascimento ou Casamento e duas fotos 3x4.

Dependentes: cópia da Certidão de Nascimento dos dependentes até os 18 (dezoito) anos. Ao completarem 18 anos, cópia da identidade, CPF e foto 3x4.

Ascendentes: cópia da Identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3x4.

Cônjuge: cópia da Identidade, CPF, comprovante de residência e cópia da Certidão de Casamento.

Companheiro(a): cópia da Identidade, CPF, comprovante de residência e declaração de união estável ou comprovante de residência no nome dos dois.

Nascimento: o filho do associado Defensor Público terá cobertura médico-hospitalar integral nos primeiros 30 (trinta) dias de vida. É necessária sua inscrição para ingressar na CAMARJ, o que deverá ser feito até os seus 30 (trinta) dias de vida para não haver carências. 

O neto do associado Defensor Público, cujo (a) filho (a) figure na CAMARJ como seu dependente, terá cobertura médico-hospitalar integral nos primeiros 30 (trinta) dias de vida. Se durante esse período for registrada alguma doença pré-existente, será necessário cumprir a carência. É necessária sua inscrição para ingressar na CAMARJ, o que deverá ser feito até os seus 30 (trinta) dias de vida para não haver necessidade de carências.

Regresso à CAMARJ? 
Para reintegração na CAMARJ, o associado Defensor Público ou seus dependentes terão que se submeter aos prazos carenciais ou se utilizarem da portabilidade.

Carências
Para isenção da carência, o associado Defensor Público deverá se inscrever dentro de 60 (sessenta) dias contados da data da publicação de sua posse no Diário Oficial.

Todos os dependentes serão submetidos ao prazo carencial, exceto os descendentes do associado Defensor Público, que terá o prazo de até 30 (trinta) dias do nascimento para inscrição, ou àqueles que se utilizarem da portabilidade de carências.