CONSULTA PÚBLICA A TODOS OS ASSOCIADOS SOBRE REFORMA DO ESTATUTO DA CAMARJ

CONSULTA PÚBLICA A TODOS OS ASSOCIADOS SOBRE REFORMA DO ESTATUTO DA CAMARJ

Apresentamos aos nossos Associados a presente CONSULTA PÚBLICA, a ser realizada entre os dias 28 de setembro de 2018 e 15 de outubro de 2018, sobre a Proposta de Reforma do Estatuto da CAMARJ para ampliação de nosso quadro associativo, aprovada pelos Conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal, ora apresentada.

Esclarecemos que, após o prazo para sugestões, com as eventuais propostas apresentadas, será convocada Assembleia Geral Extraordinária para discussão e votação, na forma do artigo 30 de nosso Estatuto.

No tocante aos fundamentos que justificam a Proposta de ampliação do ingresso na CAMARJ, apresentamos as seguintes considerações:

– Perda das verbas cartorárias já no mês de janeiro de 2018 – redução de 27% das receitas (ADI 3111);

– Temos 2291 associados, sendo que destes 31% já se encontram acima de 60 anos de idade, o que eleva nossa sinistralidade ao patamar de 101,61% (Cálculo da Empresa Atuarial Milliman), conforme Tabela de nosso Custo Médico por faixa etária referente ao período de SETEMBRO de 2017 a SETEMBRO de 2018 abaixo:

– Vigência por prováveis 6 anos do Plano de Recuperação Fiscal do estado do Rio de Janeiro, que reduzirá o número de novos ingressos de Defensores e, consequentemente, de associados, o que nos conduz a pensar em NOVAS RECEITAS PARA A CAMARJ.

Esses fatores, somados às amplas adequações de custos que vêm sendo implantadas desde o Plano de Contenção de Despesas implantado pelo Presidente à época, Dr. Manoel de Brito Varela, que se seguiram de uma série de reduções de gastos realizadas pela nova Gestão, já obtivemos sensível redução de nosso custo administrativo, contudo, precisamos ir além, e pensar em novas receitas.

Desta feita, gestões anteriores já discutiram a eventual abertura da CAMARJ para outras carreiras e entendemos, neste momento, ser importante seguir esta NOVA FRENTE de desafios.

Com as negociações e alterações de gestão realizadas conseguimos, até o presente momento, equalizar o exercício contábil da CAMARJ, com os trimestres contábeis positivos. Contudo, na análise RECEITA DE MENSALIDADES X DESPESA, nosso cômputo é mensalmente negativo, eis que os valores de mensalidades não cobrem os custos médicos mensais.

Assim, propomos a alteração do nosso ESTATUTO para PERMITIR O INGRESSO em nosso quadro associativo DOS DEFENSORES PÚBLICOS DA UNIÃO EM ATUAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DOS PROCURADORES DO ESTADO DO RJ, ALÉM DE GENROS, NORAS E ENTEADOS(AS) DOS ASSOCIADOS TITULARES, TODOS ATÉ O LIMITE DE 59 ANOS.

Ressaltamos que não será realizada qualquer alteração quanto à nomenclatura, timbre ou logo da CAMARJ, e não há proposta de modificação quanto a eventual dissolução da CAMARJ, sendo mantida a reversão do patrimônio em favor da ADPERJ.

Importante ressaltar que continuamos com sólida base financeira e temos firmado novas parcerias, ou seja, caminhamos de forma estável e promissora, mas precisamos pensar no FLUXO DE CAIXA para os próximos anos, nas possibilidades de aumento de receita e no ALTÍSSIMO aumento do custo médico, que atingiu o patamar de 20,4% no ano de 2016 (último dado disponibilizado pelo Instituto de Estudo de Saúde Suplementar – FenaSaúde, 19/09/2018). Diante deste cenário, apresentamos, em anexo, a minuta da alteração proposta. Esclarecemos que o processo físico de Reforma do Estatuto estará disponível em nossa sede durante o mesmo período, e sugestões e/ou críticas poderão ser enviadas para o e-mail: [email protected].

Clique aqui para consultar a Proposta de Reforma do Estatuto

Tags:

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Rio de Janeiro, 25 de julho de 2025.

Circular 002/2025 – Reajuste da Mensalidade e Atualização dos Valores de Reembolso

Prezada(o) associada(o),

A CAMARJ tem como princípio a responsabilidade e o compromisso com a saúde e o bem-estar de seus associados. É com esse olhar atento que informamos, de forma transparente, as atualizações definidas para este ano, sempre buscando oferecer mais, mesmo diante dos desafios do setor.

De acordo com o nosso estatuto (art. 17, inciso I), o reajuste da contribuição associativa anual é definido pelo Conselho Diretor com base em estudo atuarial, respeitando o limite do índice divulgado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para os planos individuais e familiares.

Neste ano, a ANS estabeleceu o índice de 6,06% para esses planos. Enquanto isso, os reajustes praticados pelos principais planos coletivos por adesão, como Bradesco, SulAmérica e Amil, têm variado entre 12% e 20%. O estudo atuarial realizado pela consultoria independente Milliman, que atende à CAMARJ, indicou a necessidade de um reajuste de 6,34%.

No entanto, graças à gestão responsável e à política de austeridade adotada pela CAMARJ, além das negociações bem-sucedidas com os principais grupos de saúde do estado, conseguimos mais uma vez ir além. O Conselho Diretor deliberou por um reajuste ainda menor que o índice da ANS, fixando a nova contribuição mensal em 5,86%.

Esse é o quarto ano consecutivo em que aplicamos um reajuste abaixo do recomendado pela ANS — resultado concreto do nosso esforço permanente em preservar o equilíbrio financeiro da instituição sem abrir mão da ampliação de serviços. Para se ter uma ideia:

  • O reajuste aplicado pela CAMARJ é 3,3% inferior ao da ANS*;
  • 7,6% menor que o indicado pelo estudo atuarial;
  • E cerca de 70% inferior à média dos planos coletivos por adesão do mercado.

Valorização do associado: aumento dos reembolsos

Mais do que conter reajustes, a CAMARJ segue ampliando os benefícios. Foi aprovado pelo Conselho Diretor:

  • Aumento de 13% no valor do reembolso de consultas médicas, que passa a ser de R$ 260,00, a partir de agosto/25;
  • Atualização da tabela de reembolso de demais procedimentos médicos (internações, exames, honorários etc.) para a CBHPM – 5ª edição Pote 2014, com aumento médio de 7%;
  • Revisão de diversos itens da tabela própria de reembolso, incluindo sessões de psicologia, fisioterapia e o programa CAMARJ Especial Multidisciplinar.

Essa atualização reafirma nosso compromisso de investir cada vez mais naquilo que importa: o cuidado com você.

Seguimos firmes, trabalhando para que a CAMARJ continue sendo motivo de orgulho e segurança para cada um de seus associados.

Atenciosamente,

Lina Vilalva

Presidente da CAMARJ

Damos as boas-vindas aos membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal – biênio 2025/2026, que tomaram posse em 12/06/2025, com o compromisso de fortalecer a transparência, a governança e os valores que movem a nossa instituição.

A CAMARJ teve a honra de participar do Encontro Anual da Defensoria Pública de 2025, reforçando nosso compromisso com a saúde, a prevenção e o bem-estar dos associados.

Estivemos presentes com um espaço exclusivo, em parceria com a Clínica Felippe Mattoso e Drogarias Pacheco. Durante o evento, foram disponibilizadas gratuitamente vacinas contra a Influenza e Herpes Zoster,reforçando a importância da imunização e do cuidado preventivo.

Nosso agradecimento especial a todos os associados que visitaram nosso espaço e prestigiaram essa iniciativa. Também registramos com orgulho a participação da nossa presidente Dra. Lina Vilalva, na mesa de abertura do evento, representando a CAMARJ com excelência e dedicação.

Seguimos juntos, promovendo ações que valorizam e cuidam de quem faz parte da nossa história.