A CAMARJ foi fundada em 11 de novembro de 1981, quando a Defensoria Pública ainda era integrante da Procuradoria Geral de Justiça, por 34 valorosos Defensores Públicos que enxergaram a oportunidade de construir uma Caixa de Assistência de excelência. Foram eles:
Após sua fundação, teve como primeiro Presidente eleito o Defensor Público Dr. Manoel de Brito Varela, cuja história institucional se confunde com o crescimento da CAMARJ, tendo acumulado ao longo da história 10 mandatos, os quais o mantiveram à frente da instituição por 22 anos.
Também ocuparam a presidência da CAMARJ o Dr. José França dos Santos, Dr. Jorge Carvano, Dra. Thaís Moya e Dra. Suyan Liberatori.
Ao longo dos anos conquistou o respeito e a credibilidade dos seus associados e credenciados, proporcionando um atendimento médico-hospitalar ágil, personalizado e garantido por critérios de excelência e de honra aos compromissos contratuais.
Em 2018 a reforma do Estatuto incluiu em seus quadros as carreiras afins de Procuradores do Estado e de Defensores Públicos da União em atuação no Rio de Janeiro, todas essenciais ao funcionamento da Justiça e que engrandeceram ainda mais a Caixa.
Assim, ao longo de sua história a CAMARJ continua sendo reconhecida como uma autogestão de excelência no mercado de saúde suplementar, proporcionando segurança e confiança a seus associados, com o compromisso de contínuo aperfeiçoamento corporativo, objetivando a melhor prestação de serviços, unindo governança e sustentabilidade financeira, com tecnologia e boa prática de medicina.
A Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (CAMARJ) ostenta uma história de respeito, credibilidade e compromisso em garantir o acesso a uma assistência médica e hospitalar de excelência para Defensores Públicos, Procuradores do Estado, e seus familiares.