Rio de Janeiro, 25 de julho de 2025.
COMUNICADO AOS ASSOCIADOS
Circular 002/2025 – Reajuste da Mensalidade e Atualização dos Valores de Reembolso
Prezada(o) associada(o),
A CAMARJ tem como princípio a responsabilidade e o compromisso com a saúde e o bem-estar de seus associados. É com esse olhar atento que informamos, de forma transparente, as atualizações definidas para este ano, sempre buscando oferecer mais, mesmo diante dos desafios do setor.
De acordo com o nosso estatuto (art. 17, inciso I), o reajuste da contribuição associativa anual é definido pelo Conselho Diretor com base em estudo atuarial, respeitando o limite do índice divulgado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para os planos individuais e familiares.
Neste ano, a ANS estabeleceu o índice de 6,06% para esses planos. Enquanto isso, os reajustes praticados pelos principais planos coletivos por adesão, como Bradesco, SulAmérica e Amil, têm variado entre 12% e 20%. O estudo atuarial realizado pela consultoria independente Milliman, que atende à CAMARJ, indicou a necessidade de um reajuste de 6,34%.
No entanto, graças à gestão responsável e à política de austeridade adotada pela CAMARJ, além das negociações bem-sucedidas com os principais grupos de saúde do estado, conseguimos mais uma vez ir além. O Conselho Diretor deliberou por um reajuste ainda menor que o índice da ANS, fixando a nova contribuição mensal em 5,86%.
Esse é o quarto ano consecutivo em que aplicamos um reajuste abaixo do recomendado pela ANS — resultado concreto do nosso esforço permanente em preservar o equilíbrio financeiro da instituição sem abrir mão da ampliação de serviços. Para se ter uma ideia:
- O reajuste aplicado pela CAMARJ é 3,3% inferior ao da ANS*;
- 7,6% menor que o indicado pelo estudo atuarial;
- E cerca de 70% inferior à média dos planos coletivos por adesão do mercado.
Valorização do associado: aumento dos reembolsos
Mais do que conter reajustes, a CAMARJ segue ampliando os benefícios. Foi aprovado pelo Conselho Diretor:
- Aumento de 13% no valor do reembolso de consultas médicas, que passa a ser de R$ 260,00, a partir de agosto/25;
- Atualização da tabela de reembolso de demais procedimentos médicos (internações, exames, honorários etc.) para a CBHPM – 5ª edição Pote 2014, com aumento médio de 7%;
- Revisão de diversos itens da tabela própria de reembolso, incluindo sessões de psicologia, fisioterapia e o programa CAMARJ Especial Multidisciplinar.
Essa atualização reafirma nosso compromisso de investir cada vez mais naquilo que importa: o cuidado com você.
Seguimos firmes, trabalhando para que a CAMARJ continue sendo motivo de orgulho e segurança para cada um de seus associados.
Atenciosamente,
Lina Vilalva
Presidente da CAMARJ